Aprenda todos os segredos para mandar muito bem na prova e redação do Enem.

Como planejar os estudos pro Enem

Tenho o costume de conversar com alguns alunos e noto que é senso comum uma prática não muito saudável de estudos. A ideia de que chega assistir às aulas para se saber a matéria não é verdade. É necessário estudar em casa, copiar os apontamentos das aulas, saber consultar os manuais ou outros livros auxiliares. Além disso, não devemos estudar apenas para as disciplinas de que mais gostamos, nem devemos estudar só nas vésperas das avaliações, mas se não houver outra alternativa, existem algumas regras que poderão tornar uma noite de estudo relativamente bem sucedida.

Deve evitar-­se estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, começa a ter­se dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada.
Se você for capaz de estabelecer horários de estudo adequados e organizar os teus momentos de estudo, vai obter melhores resultados escolares, porque terá tempo para organizar e rever as matérias estudadas. Desta forma, vai sentir­ mais confiante e seguro dos teus conhecimentos quando tiver avaliações.

Antes de organizar os teus momentos de estudo reflita sobre o ambiente de estudo que seria ideal para ti:

  • Estudo melhor em casa/biblioteca/café/outro lugar?
  • Estudo melhor à noite/de manhã/de tarde/fins de semana/ao longo da semana?
  • Estudo melhor sozinho/com amigo/em grupo?
  • Estudo melhor sob pressão ou atempadamente?
  • Estudo melhor com música/num sítio sossegado/num lugar barulhento?
  • Preciso de um intervalo de 30 em 30 minutos/de hora a hora/de duas em duas horas/sem interrupção?

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos mais populares na semana

Scroll To Top