Aprenda todos os segredos para mandar muito bem na prova e redação do Enem.

Tipos de descrição: objetiva e subjetiva

exercício-enem-interpretacao-descomplica (13)A descrição costuma ser classificada como objetiva ou subjetiva. Na descrição objetiva, o sujeito procura criar uma imagem do objeto que se aproxime, o máximo possível, de sua cópia fenomênica, isto é, descreve centrado naquilo que efetivamente vê. Para tanto, utiliza como critérios básicos a exatidão e a fidelidade ao real. A descrição objetiva é mais parecida com os textos dissertativos por manter certo distanciamento em relação ao objeto/tema analisado. É disso que falo no artigo em que descrevo como se faz um texto dissertativo perfeito. Visite o meu outro artigo com este conteúdo.

Já na descrição subjetiva, a imagem descrita enfatiza a transfiguração do objeto pelo sujeito, que atribui a ele elementos próprios e o incorpora a sua pessoalidade, centrando-se naquilo que quer, pensa ou sente ver.

Leitura Comentada: Uma Descrição Objetiva

O motor está montado na traseira do carro, fixado por quatro parafusos à caixa de câmbio, a qual, por sua vez, está fixada por coxins de borracha na extremidade bifurcada do chassi. Os cilindros estão dispostos horizontalmente e opostos dois a dois. Cada par de cilindros tem um cabeçote comum de metal leve. As válvulas, situadas nos cabeçotes, são comandadas por meio de tuchos e balancins. O virabrequim, livre de vibrações, de comprimento reduzido, com têmpera especial nos colos, gira em quatro pontos de apoio e aciona o eixo excêntrico por meio de engrenagens oblíquas. As bielas contam com mancais de chumbo-bronze e os pistões são fundidos de uma liga de metal leve.

(Manual de Instruções-Volkswagen)

Comentários

Observe que este texto tem o objetivo de descrever o motor de um carro do ponto de vista de seu fabricante, a Volkswagen, que portanto constitui o locutor, o emissor do texto. Seu receptor ou destinatário é o usuário do produto, o leigo, o que explica a redução de termos técnicos ao mínimo necessário e também o detalhamento de características, típico de um Manual de Instruções.

Observe também a postura de distanciamento do locutor em relação ao objeto descrito: ele se abstém de comentários, opiniões, centrando-se nas características fenomênicas daquilo que descreve. Trata-se, portanto, de uma descrição impessoal e objetiva.

Leitura Comentada: Uma Descrição Subjetiva

O que mais me chateia na raiva é que sei, por experiência, que ela passa. A raiva, sim, é um pássaro selvagem: você tenta amansar ele, ganhar confiança, mas quando menos se espera ele bate as asas e foge. A gente fica então com uma fraqueza no peito, no corpo todo, como depois de uma febre. Querendo colo. Mas o pior é o período antes dessa fraqueza, todo mundo com os nervos inflamados, à flor da pele. As caras que por acaso rompiam a barreira do meu quarto eram todas de tragédia. (...)
Embora fosse antigamente uma princesa (...) eu me sentia um sapo (...). Eu estava muito cheia de raiva (no fundo, vergonha) e, embora tivesse gritado "perdão" à vista de todos, eu não queria me arrepender. Por isso estava ainda naquele inferno. No inferno, isso eu sei, é proibido o arrependimento. Continuamos fiéis aos nossos erros.

(Vilma Arêas - Aos trancos e relâmpagos - São Paulo, Scipione, 1993)

Comentários

Aqui, a locutora está descrevendo um sentimento: a raiva. Percebemos que o faz subjetivamente desde a primeira linha, quando explicita a postura do "eu" em relação ao que descreve: O que mais me chateia... Além disso, utiliza-se de metáforas e de linguagem coloquial, com recursos de oralidade, pessoalizando a visão que o sujeito tem do objeto. O fragmento pertence a um texto literário destinado ao público infantil, o que explica seu tom de naturalidade e de proximidade com o intertocutor, também explicitado logo no início: A raiva, sim, é um pássaro selvagem: você tenta amansar ele, ganhar confiança, mas quando menos se espera ele bate as asas e foge. A gente fica então com uma fraqueza no peito, no corpo todo, como depois de uma febre.

Veja muito mais sobre redação no site queropassar.net. Clique no botão abaixo e leia outros artigos sobre este assunto.

cta-saiba-mais

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos mais populares na semana

Scroll To Top